Conforme a semana foi passando algumas respostas a nossa pergunta sobre o que é poder e quem o tem hoje em dia começaram a chegar. Principalmente através do perfil da Nany no Facebook. 

Adorei as respostas! Pois, para mim, ainda muito ligada ao mundo corporativo, muitas vezes, associo poder a algo duro, firme, arrogante, mandatório. O velho poder, eu acho. Mas o que ouvimos foi algo que considero bem mais positivo. Algumas palavras e conceitos apareceram muitas vezes e me chamaram a atenção. Entre eles, as palavras capacidade e transformar. Gosto de ir atrás do significado das palavras quando elas começam a se repetir. É sempre interessante ver a definição do dicionário e expandir o que você acha que entende a respeito daquilo que está sendo falado. 

A palavra capacidade, por exemplo, tem diversos significados, mas como substantivo ligado a uma pessoa, o que aparece mais é aptidão, competência, conhecimento, habilidade, jeito, predisposição. E pasmem….até poder é sinônimo de capacidade! Se trocarmos algumas respostas com a palavra capacidade por predisposição, por exemplo, ficariam assim: predisposição para transformar, predisposição para fazer escolhas assertivas, predisposição para o desapego. Não sei dizer por que, mas a sensação que tenho é que predisposição é uma boa palavra para definir que tem um novo tipo de poder. 

transformar tem um, entre tantos significados, que é lindo: “dar uma nova forma a alguma coisa”. Ter poder é dar uma nova forma a alguma coisa. Adoro este olhar! 

Sobre conceito apareceu que ter poder é ser feliz, não se deixar levar pelos outros, fazer o que se quer, não se levar por modismos para ser aceito, gerar algo positivo. Dois outros pontos interessantes: algumas respostas estavam associados a influência em redes sociais e gestos instantâneos com consequências profundas. 

Continuo assimilando tudo isso, mas algo dentro de mim diz que tudo agora vai mudar mais rápido do que em outros tempos. É bom ter predisposição para seguir e transformar.