Fui almoçar com um amigo que é chef de cozinha e dono de restaurante. A vida dele é uma agitação sempre no mesmo horário, durante o almoço. Sempre fico abismada ao vê-lo trabalhando. Passado o estresse daquele momento, ele se senta calmamente, pede uma taça de vinho e almoça com toda tranquilidade, saboreando mais um dia.


Hoje não foi diferente. Assim que se sentou me contou animado que havia, finalmente, tomando uma decisão: vai abrir outro restaurante. Já tinha o local, o sócio, tudo, enfim. Eu mais do que depressa, comemorei: “Que maravilha! Quando será a inauguração?”. Ele, como bom italiano me respondeu: “Mas está com pressa por que, Bela?” .

Eu disse: “Ué…você disse que ia abrir outro restaurante e já está tudo certo, achei que já era fato”. E ele, como calma, me disse:” Fato é. Mas agora vou começar a sentir como é isso para mim”. 

Me lembrei então do nosso tema da semana e conversamos a respeito. Eu tenho em minha essência fazer tudo muito rápido. Não pondero muito as coisas e fico meio sem paciência quando, decidido algo e já não começo a agir na mesma hora. Muitas vezes na madrugada! 

Na maioria das vezes funciona para mim ser assim. Porém tenho aprendido, muito em função do meu trabalho com a Nany, a refletir melhor sobre as coisas. Sentir o meu querer. Assim como o meu amigo está fazendo. Sem atropelar o momento.  É um exercício, pois minha natureza diz que tem que agir e não contemplar. 

A questão em ser assim é que passei a maior parte da vida fazendo, fazendo, fazendo. Sem a parte do saborear. Pode ver….que é assim não saboreia nada. Até para almoçar tudo é rápido, corrido. Mas é legal, ir aos poucos aprendendo a ser diferente. 


Perguntei, por fim, quando meu amigo pretendia então estar com o novo restaurante pronto e ele, sabiamente, me respondeu sorrindo: “Quem sabe quando a primavera chegar possamos fazer a festa das flores lá”. E eu respondi brincando: “Pelo andar da carruagem estou achando que isso acontece lá pelos meados do verão”. E ele, sem pestanejar validou: “Aí tomamos um vinho branco gelado e celebramos a hora certa”. 

E que assim seja!