Como falei alguns posts atrás, o assunto que deu abertura ao nosso estudo foi perguntar as entrevistadas do Projeto Mulheres Brasil, qual seria o sonho pedido a uma fada madrinha. Para enriquecer nossa pergunta, utilizamos o Material Behavior de Projetivas, uma seleção de imagens baseada em papéis sociais. A maioria das imagens escolhida mostravam o pedido em se converter na mulher que a mídia, e nós, estabelecemos como símbolo representante da mulher contemporânea feliz: bem arrumada e maquiada, bonita com um corpo firme e delgado, ativa e poderosa. Ao observar o quadro que as imagens formavam conseguimos ver essa mulher com ares auto-suficiente, e, quem sabe por isso, se apresentando só.


A segunda opção mais pedida era uma mulher dividida em mais dimensões de interesse: amor, profissão, vida saudável, família… Eram dois quadros claros e distintos que apresentavam duas mulheres com visões de vida e objetivos diferentes. Compreendemos, então, que agrupadas pelo sonho da vida ideal, tínhamos dois grandes grupos de mulheres.

Quando olhamos melhor para o conjunto de imagens escolhido por todas, tal qual um taró, surgiu uma outra imagem, menos óbvia, mas que estava latente nesse baralho de imagens: o desejo de viver uma relação romântica.

O que representa todo o símbolo da ‘Relação Romântica’ varia, claro, de acordo à visão de mundo de cada uma, mas esse desejo unia as entrevistadas que comportamentalmente, poderiam parecer pessoas de planetas diferentes.

Para mim, especialmente, foi uma surpresa entender que andamos tanto na nossa independência e mesmo assim parece que tudo o que mais queremos, ainda hoje, é namorar, amar e ser amadas, ter um companheiro.

O que representa o símbolo da ‘Relação Romântica’, foi, sem dúvida, o maior eixo analítico que permeou o Projeto Mulheres Brasil. Sob essa lente conseguimos compreender muitas escolhas, decisões, atitudes e comportamentos, mesmo de mulheres de ‘planetas’ diferentes. Entender porque ainda é tão relevante na vida das mulheres. Porque o caminho só, quando é uma opção, parece muitas vezes, ser uma falta de opção.

Dois anos depois do Projeto Mulheres Brasil ter começado, fica mais claro para mim hoje, quando leio e vejo todas essa tendências de moda, comportamentos, fatos que acontecem e gosto de acompanhar, o que está por trás. Como esse símbolo ‘relação romântica’, tal qual uma mola propulsora nos move, e vamos dizer a verdade, há muitos e muitos milênios. 

No fim, como mulheres e como humanidade, tivemos que dar essa volta toda, quebrar todas as barreiras, queimar todos os sotiens, físicos e imaginários, para, aos poucos, compreender e aceitar, que, nosso grande sonho ainda é viver uma linda história de amor.

Texto publicado originalmente no www.projetomulheres.com.br