Não sei se eu que prestei mais atenção nisso esta semana ou se as pessoas estavam mesmo mais negativas. Com os amigos que falei pelo telefone, redes sociais e pessoalmente, poucos me contaram algo bom. A maioria estava cansada, com problemas em casa, infelizes no trabalho, entre outras coisas. Nos “facebooks” da vida a Copa está tirando o bom humor de muita gente, junto com a greve de metrô em São Paulo, o trânsito caótico e por aí vai. Até a atendente de uma cafeteria soltou os cachorros na minha frente por conta da leitora de código de barras que não funcionava. Eu, que tento ser mais otimista do que pessimista, confesso, fiquei até um pouco deprimida porque não tinha uma pessoa disponível para dar uma boa risada comigo. Rir de que, sua tonta, é bem capaz de você estar pensando. 

A sorte é que, agora a pouco, eu encontrei na garagem do meu prédio um vizinho de 80 anos que é o bom humor em pessoa. Finalmente encontrei alguém feliz para fechar a semana!  Eu adoro este senhor, em partes porque ele lembra, até fisicamente, o meu pai, mas especialmente porque ele é uma das pessoas mais agradáveis de se conviver. Confesso que eu não sei nem o nome dele, mas gosto do seu entusiasmo. Me falou que estava feliz com a chuva, que tinha saído (de carro!) para levar o netinho na escola. Me contou, de novo – e eu adoro! – que ele era engenheiro sanitarista e que obrigaram ele a se aposentar porque ele AMAVA trabalhar. Sabe onde ele trabalhava? Na Sabesp. Sim, a Sabesp que todo mundo só reclama por conta da falta de água em São Paulo. Me falou dos países que conheceu trabalhando e, orgulhoso como sempre, falou do pai que educou todos os filhos como mestre de obras aqui na metrópole. 

Aí, o mundo que está de mau humor (já entendi isso) vai me dizer: “ah…mais este senhor é aposentado, não fica no trânsito todo dia para ir e voltar do trabalho, não está endividado, não isso, não aquilo”. Sabe o que eu acho? Acho que esse homem chegou aos 80 anos, com aparência de 60 e simpatia de 20, porque ele simplesmente vê o lado bom da vida. 

Não estou falando que nós não temos que protestar, reclamar, demonstrar nossos sentimentos. Claro que temos, pois quanto mais íntegros formos, melhor seremos como pessoa. Mas você já percebeu como um dia cinzento e chuvoso fica mais difícil de aguentar se olharmos apenas o lado escuro do céu? Em algum lugar, mesmo que no horizonte distante, existe sempre algum ponto mais claro. 

Por que é tão difícil olhar para o lado positivo? Por mim, neste momento, eu poderia parar o mundo e ir lá na casa do meu querido amigo vizinho tomar um chá e falar só de coisas boas. Isso significa que a gente precisa contagiar as pessoas e se contagiar com a positividade também!


Vamos dar um pouco de risada, minha gente? Isso também é um hábito. Tenho certeza que até as dificuldades vão ficar mais fáceis de se ultrapassar se, ao menos, tentarmos dar um sorriso ou outro entre nossas dificuldades.