A dica para o fim de semana vem do livro The Artit’s Way, de Julia Cameron (a edição brasileira ganhou o título Guia Prático para a Criatividade).  Julia explica já na introdução que a ideia de formatar, primeiro aulas, e depois um guia lotado de ferramentas sobre a criatividade nasceu da sua própria experiência como roteirista  e seus dilemas diante dos bloqueios que a paralisavam de diversas formas. 

Para ela, o canal criativo depende de uma conexão direta entre o ser humano e sua verdadeira natureza. Nas palavras da própria autora: “Através da minha experiência – e das intocáveis outras que compartilhei – acabei por acreditar que a criatividade é nossa verdadeira natureza, que os bloqueios são um obstáculo não natural de um processo, antes tão normal e tão milagroso como o desabrochar de uma flor na extremidade de um esbelto caule verde”.  

A dica para este fim de semana não é exatamente o livro, embora seja um guia bastante interessante e original para quem trabalha com criatividade ou mesmo para que deseja ser mais criativo no seu dia a dia. O convite que queremos fazer é inspirado numa das ferramentas que Julia ensina em seu livro e que ela chama de “Encontro com o Artista”. Eu gosto de chamar de “leve sua criança para passear”. É simples: pense que existe um artista dentro de você e que ele é uma criança. 

Tire uma ou duas horinhas do sábado e do domingo e saia com esta criança. Não importa o que for fazer: passear por um lugar onde nunca andou, ir à cinemateca da sua cidade, visitar uma loja de quinquilharias, assistir um filme antigo na TV, pintar um quadro ao ar livre mesmo que você nunca tenha tocado em tintas antes, conhecer um templo budista. O céu é o limite para o que fazer?  Não precisa gastar dinheiro ou fazer algo elaborado. Apenas faça alguma coisa que lhe dá prazer e que saia completamente da sua rotina. Divirta-se sem pretensões.  

Aos poucos, se você adotar esta prática com regularidade, vai começar a ouvir o seu lado criança artista e certamente fará passeios deliciosos e descobrirá que buscar a sua essência pode ser leve e muito gratificante.

Se você se interessou e quiser saber mais sobre a Julia Cameron e seu trabalho visite o site http://juliacameronlive.com/. Sobre o livro, infelizmente a edição brasileira está esgotada, mas você pode comprar o original em inglês nas principais livrarias.


Desejamos um fim de semana divertido para todos!