Em outubro de 2010 comecei uma das mais profundas e emocionantes viagens ao universo feminino que já fiz em mais de 20 anos de profissão. A idéia surgiu graças aos desafios que Eudora, a nova empresa do Grupo Boticário, me fez para compreender quem é a mulher hoje e a construção dessa identidade ao longo da história.

Para enriquecer o Projeto convidei minha amiga, Eliete Gomes da Keypeople, conhecedora da natureza humana devido a sua experiência com Desenvolvimento Humano. Queria trazer alguém que tivesse um olhar, além do mercadológico. E deu certo.

Em parceria com Eudora, Firmenich, Givaudan e Symrise criamos um estudo que ao final de um pouco mais de 5 meses, tinha ouvido 90 mulheres e 16 homens em duas cidades: São Paulo e Recife. Foram entrevistas de no mínimo duas horas de duração, num ambiente neutro que permitisse a exposição sincera. Sem filmagens, sem fotografias. Só a entrevistada e suas verdades e nós. Olho no olho.

Entrar no universo feminino com tanta profundidade mexeu profundamente comigo. Mais do que tivesse planejado. Ouvir cada uma destas mulheres, gente comum, me lembrou o filme que representou a estréia de Robert Redford como diretor de cinema, Gente como a Gente.

Atrás de cada pessoa ‘comum’ uma história peculiar, com todas as tintas que a vida pode dar.  Cada história ouvida trazia alguma parte da minha história como pessoa ou como mulher. Fui resgatando através dessas mulheres, sentimentos, crenças, medos e esperança. Compreende-las me ajudou a compreender-me e tecer a teia que apreende o momento que estamos vivendo como mulheres e como sociedade.

Alguns pontos de reflexão trarei neste blog que será também reproduzido no blog do Projeto Mulheres (www.projetomulheres.com.br). Espero com isso poder contribuir na reflexão da nossa identidade neste mundo em evolução.