Vamos combinar! Ninguém quer ter que lidar com os próprios monstros, embora sejam todos criados e alimentados por nós mesmos. É chato, dolorido, faz com que encontremos sentimentos com os quais não sabemos lidar e diversas questões não resolvidas. Porém viver com eles aprisionados também não é a coisa mais agradável do mundo. Especialmente porque é difícil matermos os monstrengos todos sob controle o tempo todo. 

Não sei se serve para todo mundo, mas para mim funciona bem: eu converso com os meus bichos. Sim, eu sei, é estranho. Mas é mais leve, às vezes é até divertido. Vocês podem não acreditar, mas eles até me respondem. A verdade é que eu já teria ficado bem mais maluca do que sou, caso não agisse assim. 

Não sei se porque tenho imaginação fértil ou por ter uma personalidade mais introspectiva, eu tenho uma verdadeira plantações de monstros dentro de mim. São criaturas de todos os tipos. Uns se esncondem nas entranhas da minha alma e sabe-se lá quando vamos conseguir bater um papo. Outros são fofos até. Se você achar a ideia boa, comece falando com esses, digamos, mais calminhos. Se aproxime devagar, tente compreendê-lo e, depois, vai aprimorando a conversa. Funciona. Juro!

Se minhas palavras não o convenceram, você pode tentar, assistindo aos dois trailers de Ondem Vivem os Montros. O filme é baseado no livro de mesmo nome do escritor Maurice Sendak e conta a história de um menino levado. Numa das vezes em que é colocado de castigo, o menino, chamado Max, resolve fugir de casa e usa a imaginação para criar uma misteriosa ilha. Lá ele encontra vários monstros, que vivem em bando. Max afirma possuir poderes e acaba nomeado rei do grupo. Responsável por evitar que a tristeza tome conta do lugar, ele passa a criar uma série de jogos para mantê-los em constante diversão. Nem preciso dizer que todos os monstros criados pelo garoto são aqueles que nós temos: medo, ira, raiva e por aí vai. No fim das contas, pode até parecer um filme bobinho, mas a mensagem é bem interessante e emocionante para quem consegue enxergar o enredo pela perspectiva que estamos falando.
Eu adorei o filme. Não por acaso, não é? Se você gostar dos trailers, é fácil encontrar o original no youtube. Boa diversão e reflexão.