Adoro março. É o mês em que se inicia o outono abrindo espaço para a reflexão e a eliminação daquilo que não queremos mais. Na Roda do Ano mítica de vários povos indígenas e indo-europeus, o ano se inicia nesse período porque acreditam que era no «anoitecer», longe da luz que torna tudo visível e público, que as coisas começavam. Assim como o bebê está vivo muito antes de vir à luz, o que colocamos para fora, já foi criado e construído muito antes dentro de nós.

Março também é o mês que celebro ter trazido à luz a behavior. Há 21 anos atrás assumi o desafio de criar uma empresa que olhasse o consumidor como um ser humano. Muita água correu debaixo dessa ponte, e hoje, meu trabalho caminha pela compreensão dos valores e crenças que nos guiam e os caminhos que estamos escolhendo para nós reorganizar. Escolhi a reflexão através do conhecimento como forma de contribuição.

Março também é o mês que a NBHeart faz aniversário. Coincidência ou não, foi nesse mês que o Nélio, meu sócio e companheiro de estrada, decidiu trilhar seu caminho empresarial depois de mais de 25 anos de mundo corporativo. Como todo início, caminhou próximo da trajetória que o tinha trazido até ali. Foi aos poucos que veio a descoberta do labor que está em sintonia com seu propósito de vida: o desenvolvimento humano. Especialmente voltado para colocar em ação pessoas e organizações em prol de uma cultura humana, sustentável e próspera.

Foi meio ao acaso que juntamos talentos e, quando necessário, oferecemos a reflexão sustentada nos estudos da behavior com a força transformadora que a NBHeart consegue gerar. E é isso que iremos entregar no workshop Vida com Propósito, que estamos oferecendo em abril. Com toda a renda revertida à Adere, um instituição que cuida de adultos com deficiência intelectual, o workshop é destinado às pessoas que estão repensando à vida e querem se conhecer melhor para fazer escolhas melhores.

Como março é o mês dos inícios, foi neste mês que decidi publicar o vídeo da generosa Ana Buchaim, diretora de Recursos Humanos da B3, sobre o resultado da Essência Corporativa que escrevi para eles.

Vamos aproveitar os ventos do outono chegando e deixar cair as folhas murchas, os galhos quebrados. É tempo de abrir espaço para o novo se instalar. Bons novos tempos para todos nós.

Que tenhamos todos um bom início de ciclo de reflexão e desapego para os novos tempos.