Esta semana fiquei sem inspiração. Escolhi este país para morar por todos estes anos. Foi uma escolha, como acredito, sejam todas as nossas decisões. Mas como li num post de um amigo há algumas semanas, um “certo desgosto tem tomado conta de mim em relação a este país”. E um certo cansaço também. Minha surpresa foi descobrir que eu não era a única. Aliás que eramos muitos.

O que fazer? Não existe candidato perfeito, assim como não existe milagre que tire de uma hora para outra este país do buraco que se enfiou nos últimos anos. Então, o que é importante para este país neste momento? 

É sobre isto que se trata este post lançado já mais para o final de semana: uma chamada para refletir sobre o que de veras é importante para este país neste momento. Qual é o candidato imperfeito que mais poderá contribuir com isso? Lembrando que do jeito que estão as coisas, quatro anos serão necessários para somente apontar a proa na direção certa.

Será que seremos capazes de responder olhando para além de nosso umbigo? vejo como as pessoas votam, mesmo em campanhas de assuntos diversos, por e para si. Por e para coisas que as beneficie. Natural dirão a maioria. Não sei se é natural, mas com certeza é comum. Só que esse senso comum só tem nos prejudicado; e todos, sem exceção, estamos sentindo as consequências.

Aprendi há muito tempo que um líder mostra caminhos de qual seria a moral e ética reinante no seu comando; que sua forma de lidar com a lei estabelecida ensina muito mais do que anos de escola. Que seus atos e palavras movem não só pessoas mas almas. Educa, molda, determina. E gerações são influenciadas por essas escolhas. A importância do líder é vital em qualquer comunidade, empresa, país, sociedade, família.

Queríamos ou não, temos a responsabilidade do todo. Por isso, este post na semana de eleição para presidência neste país, abre com a campanha, pequenina mas insistente, de pedir a você um voto consciente e consistente. Um voto que seja para além de você. De teus interesses pessoais, do que você gosta e que te beneficia diretamente. Peço encarecidamente, que você vote por este país maravilhoso, por aquilo que realmente possa ajudar a criar a base de uma sociedade mais justa, mais amorosa, mais humana e, consequentemente, mais feliz.