Um amigo, o Leonardo Barci, me enviou esta reflexão sobre a essência nas empresas. Gostei e quero compartilhar com vocês.

“Estive nos últimos dias pensando em um conteúdo para uma matéria para o blog. Resolvi escolher como tema, a essência das empresas. Descobri que é difícil encontrar uma empresa que pratique o que reza seu contrato social na íntegra.

Escrevo esta matéria enquanto espero o ônibus da companhia aérea que faz o trajeto de Guarulhos até Congonhas. Esta mesma companhia a princípio deveria me levar de volta de São Paulo para Curitiba, onde moro.


Tenho a unidade principal de minha empresa em São Paulo o que faz com que passe boa parte do tempo viajando. Sinceramente, não me incomodo de viajar. Faz parte da minha vida como empresário. O que me incomoda neste momento? A dificuldade das pessoas em se lembrarem da essência da empresa. Para iniciar a conversa, enquanto espero, fui buscar o missão e a visão da empresa. Veja você e reflita.

Missão:
Ser a companhia aérea preferida das pessoas, com alegria, criatividade, respeito e responsabilidade.

Visão:
Trabalhar com o Espírito de Servir faz as pessoas mais felizes.

Nossa política:
1ª Regra: O cliente sempre tem razão.
2ª Regra: Se o cliente alguma vez estiver errado, releia a 1ª regra.


Penso neste momento se tudo isto que está “pendurado em um quadro” no website da empresa realmente está sendo praticado. Pelo fato de morar em Curitiba, sei que é algo natural que um voo matutino ou noturno sofra alguma alteração ou problema por conta da meteorologia. Bom, sei que isto acontece desde a fundação do aeroporto. Aliás, curiosamente, foi este o motivo de ser criado um aeroporto militar no local quando de sua construção original.


Minha pergunta é, por que a empresa não se prepara diariamente para situações como esta que vivo? Parece que é a primeira vez que isto acontece. Qual a situação que vivo neste momento? O voo foi cancelado depois do embarque. Estava lotado. Nele estava inclusive todo o time do Atlético Paranaense. Ao descer do avião, recebi a informação que já estava alocado em um voo no dia seguinte que sairia de Congonhas e não mais de Guarulhos. Soube ainda que as para as pessoas que fizeram o check-in em São Paulo a empresa não arcaria com o custo do hotel na cidade.

O que me incomodou e me fez parar para pensar:

– Agora é meia noite, sábado, estou voltando de um congresso interno de nossa empresa. Ainda estou no aeroporto buscando uma forma de encontrar uma cama confortável. Naturalmente estou cansado e adoraria estar em casa


– O ônibus que me levaria para Congonhas não está no local marcado. Fui “barrado” de entrar em um ônibus que fará o mesmo trajeto mas leva neste momento a tripulação com pouco mais de 10 pessoas a bordo. O restante dos lugares está vazio.

– Não há ninguém da empresa por perto para dar informações.

– Não há ninguém que tenha me indicado o local mais próximo para dormir. Não acho que a empresa seja responsável por arcar com os custos,  mas acho adequado que me levem para algum lugar para que possa dormir confortavelmente até o dia seguinte.

A despeito de toda a frustração, reflito em tudo o que aconteceu e se as pessoas que fazem as empresas, se lembrassem sobre a missão, visão e valores.

Conversando com dois amigos da empresa há alguns dias, falamos sobre o que significa Contrato Social. Em minha visão é o acordo que a empresa faz com a sociedade sobre o tipo de produto e serviço que entregará à ela. As empresas só existem para cumprir algum papel social. Sempre.

O segundo termo que conversamos foi “Pessoa Jurídica”. A empresa é em última análise uma pessoa. Representada por pessoas. No caso em que vivo, faltou pessoalidade. O problema é da “empresa” e não mais das pessoas. “Alguém” da empresa irá resolver. Alguém sem uma única identidade. Portanto TODOS são responsáveis pela solução. Aliás, porque escolheram trabalhar nesta e não em qualquer outra empresa. Deveria ser pela missão.

O que faz com que a empresa cumpra seu “Contrato” com a sociedade? O resgate da essência. Aquilo que ela se dispôs a fazer quando nasceu, que está escrito em sua missão.

Lembre: Qual a Essência de sua Empresa?”.
Leonardo Barci

É isso mesmo, Leo, qual é nossa Essência?