Nos meus tempos de faculdade eu era engajada na política estudantil. Gostava do assunto. A democracia brasileira ainda estava engatinhando nesta época e, inexperientes no assunto, a grande maioria dos brasileiros caiu no conto de uma nova esperança com o Fernando Collor de Mello. 

Com o passar do tempo fui me desencantando com a política estudantil e com a democracia brasileira. Até o dia que cheguei a conclusão de que, numa democracia, “o povo tem o político que merece”. Afinal, nós votamos. Apesar disso, nunca perdi a fé no Brasil. Fico muito triste quando vejo as pessoas falando mal do país e dizendo que queriam mesmo era se mudar daqui. Para mim, isso chama-se fugir. Pode ser uma visão ingênua, mas eu realmente acredito naquela parte do nosso hino que diz “um filho seu não foge a luta”. 

Esta semana eu conversei com a moça que trabalha aqui em casa sobre política. Ela disse que não ia se dar ao trabalho de sair de casa para votar. Depois de muito falar acho que a convenci do contrário. Assim espero pelo menos. Ontem não vi o último debate, pois estava meio desanimada com o assunto.  Mas a timeline do facebook me atualizou logo cedo. Meu coração ficou bem apertado e, confesso que por alguns minutos, cheguei a achar que rede social é coisa das sombras. As pessoas ficam raivosas, totalmente fora de si quando postam suas opiniões. Perdem a compostura mesmo. E para mim, assim, tudo perde é o sentido. 


Depois lembrei do hino (um filho seu não foge a luta) e resolvi orar. Sim, escrevi certo. Resolvi orar pelo Brasil e para que “deus” ilumine seus compatriotas (não dizem que ele é brasileiro?). A verdade é que a minha oração serviu para reafirmar as minhas convicções. Eu não acho, ao contrário da maioria dos meus amigos – reais ou virtuais – que o Brasil esteja pior do que estava há duas, três décadas, quando éramos iniciantes na democracia. Pode não estar assim tão melhor, mas acredito numa leve e gradual evolução. Por que não acreditar? Mas precisamos de lucidez na hora de votar. Boas eleições. Com foco e com consciência.