Há palavras que com o tempo vão ficando banais pelo uso excessivo perdendo todo o seu significado. Ao meu ver a palavra Parceira é uma delas. Quando conhecemos a origem da palavras vemos que traz o significado ‘entre iguais’. Parceiro vem do latim partiarius, que significa ‘igual, semelhante’.
Creio que na prática fica difícil trabalhar plenamente com este significado porque não costumamos considerar o outro igual a nós já que ele é diferente. Costumamos ter dificuldade em aceitar as diferenças e colocar o outro no mesmo nível de nós. Ou ele está acima, ou ele está abaixo. Outro ponto que hoje me distancia desse termo deriva que para considerar o outro ‘igual’, muitas vezes é necessário medi-lo e costumamos realizar um contrato que estipule a nossa ‘igualdade’. Portanto, a nossa Parceria é estipulada por algo externo.
Tenho preferido usar o conceito de Aliança que deriva de Aliar (do latim alligare) e traz consigo o significado de ‘reunir, juntar e associar’. Não há comparação, há união. Aliança significa, para mim, um pacto feito entre homens. Para mim, volto a dizer, esse pacto é maior do que qualquer contrato, muitas vezes ele nem é estipulado por contrato, porque o motivo dessa Aliança, são crenças e valores intrinsecos à relação, sabidos e reconhecidos por todos, mas que nunhum papel é capaz de conter.


Aliança para mim, é o que o Dr. Miguel Gellert Krigsner fez com seus franqueados quando começou O Boticário. Aliança, para mim, é o que Artur Grynbaum, atual presidente da indústria, e seus diretores estão fazendo com a nova geração de franqueados e novos franqueados. Aliança que é renovada a cada convenção de franqueados. Vai além do negócio. E todos sabem disso. Qualquer análise que tente descrever em palavras ou gráficos fica pequena perante o que envolve a marca O Boticário com sua rede.

Acredito que Aliança é realizada no plano pessoal. Você pode fazer no trabalho, na comunidade, com a liderança política ou na sua casa, com seu companheiro, companheira. Tenho vivenciado isso com meu marido e faz pouco tempo que me dei conta disso. O que nos une hoje são crenças, são valores compartilhados e o desejo de agirmos em sintonia. O amor, a paixão e amizade fazem parte, sem dúvida. Mas hoje me pergunto se eles sozinhos nós traria tanta união. Não sei.

Além da vida de casal, decidmos exteriorizar nossa aliança de uma outra forma e resolvemos trabalhar juntos e lançamos um workshop: Encontrado a minha Essência (para ser mais feliz). Espero, claro, que dê certo. O que neste momento é importante para mim é mais este passo que estamos dando para um caminho compartilhado sendo parceiros e aliados.