Anos atrás, quando ia abrir a behavior, conversei com algumas pessoas e recebi vários conselhos valiosos. Um deles tratava sobre a diversidade, que na época nem era conhecida com esse nome. Meu sonho era ter gente jovem antenada e com as características que, na época, representavam evolução: bilíngues no mínimo, viajados de preferência com um período de mochila nas costas e conectados com aquilo que havia de mais moderno nesses tempos: computador e acesso a e-mails.

Graças aos conselhos de um sábio amigo compreendi que ao pensar num segmento especial e restrito, estava também restringindo minha empresa. Pode-se ganhar em foco e alinhamento, mas dificilmente em visão de mundo. A decisão partiu de entender o que queria para a behavior.

Tenho passado os últimos 10 dias em Barcelona. Cidade turística que como as principais do mundo, recebe uma grande diversidade de nacionalidades. Andar por suas ruas é ouvir línguas pouco conhecidas. O que une a maioria dessas pessoas é o desejo da tranquilidade e ao mesmo tempo a animação que a cidade oferece.

Uma cidade feita de contrastes como toda sociedade diversa. Que encontra no belo seu ponto de união. Acolhedora, mesmo que seus gestos secos passem a impressão de rudeza. Hospitaleira, manisfesta pichando suas paredes com frases contra os turistas. Leve, exibe nas suas janelas e balcões o desejo de independência política e econômica da Espanha.

A bela Barcelona exibe para quem quiser seus edifícios coloridos, trabalhados com texturas e formas normalmente arredondadas. A terra onde Gaudí deixou seu legado, serviu de estadia para diversos artistas que dela se nutriram devolvendo beleza e poesia. Exuberante sem intimidar faz um convite à interiorização nas suas ruas.

Barcelona é a cidade que conheço que melhor combina o ambiente provinciano com a diversidade cultural. Como boa cidade pequena tem o ritmo que permite a contemplação. Como boa cidade diversa se areja renovando sua mentalidade. Nessa possível tensão o arejamento tem o ritmo da província, que é sua base.

Sem dúvida uma cidade deliciosa para quem viver significa trabalhar e progredir no ritmo e tom que permita o contemplar. Uma bela, literalmente, opção!