fbpx

07 Oct 2020(Português) Felicidade na Terra, ansiedade na veia. Que tal pensarmos em bem-estar?


(Português) Desde que decidimos que devíamos ser felizes enquanto estivéssemos vivos, abrimos a porta para a ansiedade entrar, retumbante, na nossa vida. Alguns podem me perguntar: como assim? Existe a possibilidade de não querer ser feliz? Sim existe. Ou melhor, existia. Nossos avós e bisavós, com raríssimas exceções, não tinham o sonho da felicidade como meta de vida da forma como nós a temos. Eles queriam, no máximo, uma vida confortável e estável.

Leia mais

01 Oct 2020(Português) Empresas, o verbo do momento é cuidar


(Português) Dizem que o cuidar é do feminino, desculpem, não concordo. Concordo mais com a ideia de que isso é uma convenção cultural, mas, este texto não pretende discutir esse assunto, portanto, vamos junto com a maré: se cuidar é do feminino e empresa ou corporação são substantivos femininos, que tal cumprir essa convenção social?

Leia mais

29 Sep 2020(Português) 2020, o ano para lembrar


(Português) 2020 será um ano para ser lembrado por nós e pela história. O ano em que o mundo parou o seu ritmo alucinante em direção a um destino que nem sabíamos ao certo qual era, e mesmo assim, conduzia a nossa vida. Um ano em que vimos o melhor e o pior de nós emergir ao nosso lado; os “maus” que ambicionam um mundo bem distante do que nós desejamos não são mais aqueles que estão do lado de lá, e sim alguém próximo da nossa família.

Leia mais

15 Sep 2020(Português) Quando o racismo mora ao lado


(Português) Talvez uma das sensações que temos de que o mundo esteja terrivelmente ruim e os valores humanos corrompidos a um nível nunca vistos, deva-se a que, diferentemente das décadas de 60 e 70, a nossa ingenuidade sobre quem somos como sociedade, tenha diminuído.

Leia mais

08 Sep 2020(Português) Como anda seu desejo pelo seu par?


(Português) As mulheres têm aprendido sobre sua sexualidade nas duas últimas décadas mais do que em todo o século anterior e isso se deve à informação disponível. A informação pode ser correta, errada, parcial, mesmo assim essas possibilidades trazem um lado benéfico quando analisamos que, em termos de conhecimento, o tema precisa ser discutido. E para ser discutido, o tema precisa estar na mesa do bar, do jantar, no papo com as amigas…. Com a discussão, e a reflexão que costuma vir junto, a informação se transforma

Leia mais

02 Sep 2020(Português) O futuro do mundo é plural. Você está pronto?


(Português) Em 2014 apresentei para um cliente a possibilidade de que o consumo de maquiagem no Brasil viesse a cair. Na época, a possibilidade que levantava não se embasava em hábitos de consumo ou comportamentos, mas em sentimentos que vinha captando em minhas pesquisas. Estava ficando evidente – pelo menos para mim – que a busca por maior autenticidade de ser, estava se fortalecendo ao ponto de chamar, fortemente, a minha atenção. Essa autenticidade, claro, poderia, lá na frente, respingar no mercado de maquiagem que, além de enaltecer a nossa beleza, também pode disfarçá-la.

Leia mais

25 Aug 2020(Português) O amor que acalma


(Português) Quando se chega aos cinquenta anos costumam ter passado por nós alguns bons amores. Dependendo as nossas crenças sobre o amor, eles podem ter sido intensos, leves, complicados, dolorosos ou felizes. As crenças que constroem o nosso sentido de realidade também ditam as nossas escolhas amorosas. Por isso falo e recomendo tanto o autoconhecimento ao ponto de conseguir listar – isso mesmo listar de forma objetiva – nossas crenças sobre os assuntos que regem o nosso sentido de felicidade. Trazer para a consciência é mais de meio caminho andado em direção ao bem-estar tão desejado.

Leia mais

18 Aug 2020(Português) Qual é o mundo em que você vive?


(Português) Passei uns dias na praia desconectada de notícias e das redes sociais; uma pequena pausa da hiper conectividade em que tenho estado nos últimos meses devido a pandemia da Covid-19. Ficar longe do que me conectava com o mundo fez que vivesse em outro ritmo. O ritmo das conversas sem intenção. Do acordar quando o desejo de caminhar vencia o desejo de cochilar. Do sonhar com areia do mar e logo depois pisar nela com os pés livres e soltos. Dos risos soltos, do sono relaxado e da leveza de se preocupar com coisas bobas. Dias oferecidos a minha alma, para ela pacificar.

Leia mais

06 Aug 2020(Português) Quer mudar de vida? Combine com seu par


(Português) Vivemos num sistema social no qual, para poder nos relacionar, nos concentramos em bolhas. Cada um tem a sua – é importante entender isso porque os que se consideram mais arejados e abertos mentalmente, acreditam que não vivem em nenhuma –, embora seja comum que de fato, os mais abertos, transitam entre várias delas. A cada ano, mesmo os mais seletivos, estão ampliando sua forma de vida e, boa parte de nós, temos a nossa bolha principal e algumas periféricas que costumam conversar entre si.

Leia mais

31 Jul 2020(Português) O que é ser pai?


(Português) Desde 2011 tenho estudado os homens com mais afinco. Meu interesse cresceu após terminar um longo estudo com as mulheres sobre suas crenças em relação ao feminino e compreender que a construção cultural do que é ser homem e do que é ser mulher – independentemente de sua orientação sexual – é uma dança que no mínimo envolve essas duas identidades.

Leia mais
(Português) Receba nossa newsletter

Nome

E-mail


Últimos posts

(Português) Baixar os Movimentos Humanos

Nome*

E-mail*

Idade

Gênero