A semana passada iniciamos a escrever sobre o Movimento Humano Solidariedade (CRO FAZER LINK) e explicamos que existe uma troca que contradiz a famosa frase menos é mais: o conceito de menos é menos, mesmo tem como base a mudança de eixo da importância do Eu. Entanto estamos no Eu como centro, como eixo, nossas escolhas, decisões terão como base aquilo que nos dá mais prazer ou que entendemos que nos fará mais feliz.

Quando o eixo se modifica e começamos a incluir os outros, o que chamamos de estágio do Nós, passamos a pensar não somente em nosso prazer e felicidade mas também nos outros. Isso inclui não só a família, que muitas vezes é um racional que mantém o Eu como eixo, porque a felicidade da família faz parte do conceito da felicidade do Eu; mas o espectro é maior e pode incluir à comunidade em que estou inserida – pode ser a organização na qual se trabalha, o bairro, a cidade, a igreja a qual se pertenece, o grupo social e/ou cultural ao qual pertence, emfim sai da esfera do Eu e passa para o Nós.

Obviamente o prazer do Eu se mantém, mas como dizemos na semana passada muitas vezes nas escolhas que fazemos “o resultado é menos agradável ou prazeros e quase sempre mais trabahoso».

Porque fazemos essa troca? Gosto da linha de raciocínio do Richard Barrett que usou a Pirâmide de Hierarquia de Necessidades do Abraham Maslow para estudar valores na cultura, primeiro organizacional e agora também social, e criou uma metodologia que ajuda a entender quais valores nos guiam na atualidade e a escolher quais desejamos para o futuro.

Tanto na Behavior como na NBHeart a nossa empresa de Desenvolvimento Humano, usamos a metodologia desenvolvida por Barrett. Nela compreendemos que os três primeiros níveis o Eu reina. Quando vamos para a quinta e sexta o Nós está conduzindo nossos valores. vés dela co os valores atuais e 

 xplica os valores que guiam nossas escolhas (que atendem nossas necessidades). Ele separou em níveis, dando o sentido de evolução. Há quem discuta esse conceito de evolução mas independente das discussões tecnicas, o fato é que Maslow comprovou que primeiro suprimos nossas necessidades de sobrevivência e autoestima para depois sentir necessidade que vão além do Eu. 

A NBHeart