Outro dia meu companheiro entrou no carro e disse: “Quando a gente está  bem, as pessoas sorriem, dão bom dia, param para conversar. Acabei de passar por isso no supermercado”. Fiquei surpresa com a coincidência porque há dias venho formatando mentalmente um texto que fala sobre este assunto. 


Conversamos a respeito e concluímos que não tem segredo: “você recebe das pessoas e do universo o mesmo tratamento que costuma dar”. Sei que injustiças acontecem e que tem pessoas que não estão nem aí para o sorriso do outro, mas mesmo assim, ainda acredito que a maioria das pessoas o tratarão com amorosidade se assim você também o fizer.

Na minha profissão, como atendimento publicitário, eu aprendi uma regra que me valeu boa parte do meu sucesso, minha reputação e, muito mais importante, me rendeu bons amigos. Às vezes, no calor de uma campanha, os ânimos se alteram e, nestas horas, eu sei que me manter calma, falando sem alterar a voz, sempre educada e não entrando na energia tensa – mesmo se o outro estiver completamente alterado – me ajuda a controlar a situação. Até nos e-mails, onde costumamos, mesmo inconscientemente, ser grosseiros ao responder algo que não gostamos ou achamos injusto, eu tento sempre ser o mais equilibrada possível, sem jamais “alterar” o tom, para não elevar a agressividade do momento.

Adoro o pensamento que diz “o poder que faz o bem é o mesmo poder que faz o mal”. Está é a dinâmica! Não existe forças distintas. O que existe são intenções. Os dois lados da mesma força. Portanto, se você sorrir para as pessoas, pode até ser que elas não sorriam de volta para você, mas ao menos vai neutralizar ações adversas por parte da pessoa para quem você sorriu.

Por fim, não há nada melhor do que receber um bom dia, um obrigada, um por favor ou mesmo um abraço e uma palavra de conforto neste mundo tão atribulado. Se é gentileza que você quer, como pode pensar que não é com gentileza que deve tratar?