Sobre nossos monstros e demônios ainda tem um outro lado: aquele que achamos já ter resolvido e, de repente, temos uma reação completamente fora do controle justamente envolvendo algo que já considerávamos fazer parte do passado. 

Minha reflexão sobre este assunto não tem sido rara. Muitos dos assuntos considerados resolvidos por mim, andam me rondando e me pegam desprevenida. A conclusão que chego é que não existe milagres: o jeito é encarar para valer aquilo que nos incomoda e dar um jeito de limpar completamente. Jogar em algum canto escuro ou esquecer por um tempo não significa que está superado. 
Isso fica muito claro de se ver na velhice, quando nossos filtros sociais já praticamente não existem mais. De repente vemos pessoas que amamos tendo atitudes que desconhecíamos. Vejo isso acontecer constantemente em meus pais e não é fácil nem para nós, a família, e nem para eles.
Não tenho expectativas de zerar todos os monstros que tenho dentro de mim, considero isso impossível, mas ando comprometida a trabalhar arduamente para, de fato, exterminar aqueles que me comprometi a fazê-lo. Ou pelo menos me esforço para trazer a luz a eles. Assim ao menos fica mais fácil de saber onde eles estão e o que faz com que eles acordem sem controle.