Uma das reflexões apresentadas no projeto Homens é que o homem busca o simples. É lógico que esta busca tem dois lados –  positivo e negativo – como tudo na vida. Gosto do lado positivo.





Os homens são simples. A mulheres são complexas. Isso não significa que eles são simplórios. E nem que elas são chatas. O grande ponto aqui é simplicidade. Homem é mais direto ao ponto. Isso irrita as mulheres. Mas já pensou, você que é mulher, na ideia de simplificar as coisas. Não é fácil, mas com o coração aberto pode ficar bem divertido e interessante.

Greg Behrendt era um comediante americano quando foi convidado para fazer parte da equipe de redação da série Sex & The City. Era um grupo formado por 7 mulheres e ele. A função de Greg era dar pitaco nos roteiros e deixar mais real as atitudes dos personagens masculinos na trama. Mas o mais interessante, segundo ele, era acompanhar as roteiristas nos seus próprios dilemas. Uma dia, conta ele, chegou a redação e estavam todas discutindo a situação amorosa de uma delas. Avaliavam a questão, enxergavam coisas nas entrelinhas, analisavam palavras colocadas pelo pretendente da moça e o que aquilo tudo significava. Depois de horas, a dona da questão, olhou para Greg e perguntou: “e você, o que acha?” A resposta dele foi direta: “Acho que ele não está a fim de você. Parte para outra”. Foi assim que ele e Liz Tuccillo (a roteirista que pediu a opinião dele) começaram a escrever o livro Ele simplesmente não está a fim de você. Não sei no Brasil, mas nos Estados Unidos, tornou-se um best-seller.

No ano passado a GNT exibiu um programa chamado Cartas na Mesa, que tinha um conceito similar. A dinâmica do programa era a seguinte: quatro homens (Alê Youssef, Caique Rego, Marcio Chaer e Rafa Martins) ficam reunidos numa mesa de pôquer e recebem mensagens de mulheres (sms, vídeos, telefonemas) perguntando qualquer coisas, sobre qualquer assunto. E então ficam lá os 4 dando sua opinião a respeito, sob uma ótica masculina. O que eu mais gostava no programa, além de me sentir uma mosquinha, numa mesa de pôquer masculina, é que as respostas eram sempre diretas. Um exemplo: um dia uma mulher escreveu dizendo que ela tinha phd em Física, doutorado em metafisica e sei lá mais o quê. E perguntava: os homens têm medo de mulheres inteligentes? O primeiro a responder disse: “Se ela for do tipo questionadora, sim, tem medo”. Veja que bacana: conheço muitas mulheres que acreditam firmemente que elas intimidam os homens por serem muito inteligentes. Diante da resposta acima, pergunto: é a inteligência mesmo que deixam os homens intimidados?

Tenho um exemplo prático em casa: um filho. Um dia ele me pegou chorando de madrugada, no escuro do meu quarto. Assustado ele me pergunta o que aconteceu. Respondi que estava chorando porque não tinha um namorado. Ele passa a mão no meu rosto e diz: “Hoje você não tem, mas já é tarde para procurar. Amanhã você encontra um. Agora vamos dormir?” Hoje em dia quando sinto que estou complicando muito um assunto me lembro disso e falo para mim mesma: para de chorar e vamos dormir?

Se você é mulher, reflita: simplicidade não é bom? Que tal tentar?

Se você é homem, lembre-se: nada é tão simples assim para nós, mulheres. Respeite isso.

O programa Cartas Na Mesa, mencionado aqui está fora do ar, mas você pode ver os episódios aqui