Há anos, numa época que a behavior trabalhava com consultoria em dados secundários, tivemos a demanda para realizar projetos em duas empresas com perfis totalmente diferentes embora os projetos tivessem objetivos similares. Uma das empresas procurava um grande modelo analítico e queria envolver toda a corporação, a outra, pediu para iniciarmos com um piloto, e quando sugeri chamar alguns parceiros de banco de dados para nos dar apoio, a líder do projeto me disse: “Aqui aprendemos que o melhor caminho a seguir sempre é do mais simples ao complexo. Vamos de excell neste momento“.


Na época, bem jovem como era, achei estranho e devo confessar que o simples soou como simplório. Ledo engano. Adivinhem qual projeto foi para frente e se tornou uma grande fonte para a corporação?

Lembrei dessa experiência quando pensava no movimento humano desestruturação e os caminhos possíveis para seguir adiante. A resposta veio do Projeto Homens e é dirigido especialmente às mulheres mas neste caso acredito que sirva para todos: simplicidade

Como temos falado aqui, o movimento humano desestruturação está nos atingindo em cheio. E agora, que caminho seguir? Conectando sua mente ao seu Sentir (no Yoga se diz, o mental a serviço do Sentir) e iniciando seus próximos passos, passo a passo, de forma simples. Isso significa que você não deve complicar sua própria existência.

Tem usado muito a expressão o problema é que…?. Então pare, preste atenção e veja como você está reagindo às mudanças. Seja simples, escolha o simples. Todos temos problemas. Todos estamos atravessando momentos que nos desafiam em diversos aspectos de nossa vida. Ou você escolhe se complicar e tornar-se vítima ou você escolhe agir na simplicidade e ser protagonista deste teu momento. 

Lembrei agora uma outra situação que vivi no início da behavior: domingo, abro a porta da nova sala que viraria a ser a minha e vejo muitas caixas, plantas, móveis, tudo bagunçado. A vontade era fechar a porta e chamar algumas pessoas para me ajudar, ou talvez a arquiteta, ou talvez um amigo, ou… sair correndo. Pensei no tempo que iria perder e as coisas mais importantes que iria deixar de fazer para arrumar tudo. Mas ao invés disso respirei fundo fui num canto de costas para o resto e comecei a arrumar até, muitas horas depois, cheguei ao extremo oposto da sala com ela totalmente arrumada e pronta para começar minha nova semana de trabalho.

A semana passada a Isa já trouxe o simples no seu lindo post e iremos nos aprofundar mais sobre isto que iremos falar esta semana. Boa semana!