Vídeos de crianças fazendo gracinhas nas redes sociais é um clássico garantido de sucesso. Vira o que nós, publicitários, gostamos de chamar de “hits da internet”. São especialmente bem aceitos porque a criança é essência, portanto, sempre sai muito mais espontâneo. Me chamou a atenção dois destes vídeos que “bombaram” nas redes nas últimas semanas. 

Primeiro veio o do menino que argumenta carinhosamente com a mãe porque ele não quer comer o polvo. A voz do menino é de uma doçura tocante! A surpresa é que você acha que vai ver mais um fofurinha e dar muita risada, mas o que acontece é que o menino passa uma mensagem poderosa e emociona a mãe. Muito lindo. O outro vídeo é de uma menina – e foi menos divulgado. Ela é bem falante e alguns momentos até parece que ela está simplesmente repetindo palavras que ela ouviu de alguém. O que, por si só, não deixa de ser emocionante porque a  mensagem é muito bonita. Mas a sensação de que ela está fazendo aquilo de forma mecânica desaparece nos minutos finais quando ela está interagindo com a família sobre assuntos mais do universo infantil. Ao menos para mim, ficou claro que esta menina é especial mesmo. Os vídeos estão no final deste texto.

Os que acreditam que estamos entrando numa nova era, afirmariam que estes dois pequenos são exemplos de crianças “cristal” (essência pacificadora), que estão vindo ao mundo para ajudar as crianças  e jovens chamados de índigos – que já são seres de uma nova era, mas com uma essência guerreira que chegam ao nosso planeta com o papel de nos guiar a uma nova dimensão. Não vou entrar no mérito, mas se você se interessar pelo assunto, o trabalho da Casa Indigo parece ser bastante sério e você pode buscar mais informação no site da Instituição que é de origem portuguesa.

A intenção da reflexão de hoje, no entanto, é sobre a essência da criança e de quanta sabedoria existe nela. Não existe nada mais restaurador do que estarmos conectados com os pequenos. Ouvir e entender o que eles dizem são ensinamentos simples, claros e essenciais que nos ajudam em momentos que a nossa couraça adulta só atrapalha. 

Lembrei de uma senhora com quem trabalhei anos atrás. Ela sempre falava que costumava dizer que cometeu muito erros no passado e que se tivesse a chance de voltar atrás faria tudo diferente. O filho cresceu ouvindo ela falar isso. Um dia, quando ele tinha lá seus 7 ou 8 anos, ele simplesmente vira para ela e diz: “o problema mãe é que você escreveu a sua história com caneta, se tivesse escrito a lápis talvez desse para apagar”. Eu adoro esta frase!

Meu filho também sempre foi cheio de tiradas que me ensinaram muitíssimo. Passei, depois de um tempo, a anotá-las porque gostaria de levar esta sabedoria pela vida inteira. Selecionei duas das suas frases que são as minhas preferidas. A primeira foi quando estávamos indo a uma festa junina numa chácara. Me perdi no caminho e tentei permanecer calma, mas como não conseguia de jeito nenhum sair do labirinto que estávamos, fiquei muito desesperado e disse em voz alta: “meu deus, não sei mais para onde ir”. Então escuto aquela vozinha do menino de 6 anos dizendo: “Buda disse que é sempre melhor irmos pelo caminho do meio”. Aquilo foi tão inesperado que comecei a rir descontroladamente. Me acalmou e consegui sair pelo que considerei “o caminho do meio”. Perdemos a festa, mas aquele dia, Buda nos salvou. Depois descobri que ele estava estudando a história das religiões na escola e foi lá que ele ouviu falar do Buda e seus ensinamentos. Uma outra vez, mais ou menos na mesma época, ele me questionou porque eu estava demorando tanto para tomar uma decisão. Disse a ele que precisávamos tomar cuidado ao fazer escolhas porque o risco de levar um tombo e nos machucarmos era muito alto. Ele respondeu: “Ah mãe pode ir muito mais depressa porque tem paraquedas dentro de você. Você só vai se machucar se não usar o seu”. A imaginação é simplesmente incrível, não? Toda decisão que tenho que tomar até hoje lembro-me desta frase.

Por isso digo: esteja com seu coração aberto e seu ouvido e olhos atentos às crianças. Seja grato se puder conviver com elas. A sabedoria e a pureza desses pequenos seres podem te dar muita luz e discernimento.