Arrumar o armário aparentemente não parece ser uma dica muito convidativa para um fim de semana. Mas o convite é para que você enxergue isso como prazer e não como obrigação. Isso pode acontecer, se você acreditar que arrumar o armário pode ser uma poderosa ferramenta para limpar as energias que precisam ser renovadas de tempos em tempos e em todos os ambientes.  E ainda te dá oportunidade de se desapegar das roupas e objetos que lá estão guardados e sem uso, muitas vezes, por anos e anos.

Criamos um passo a passo para te ajudar a fazer desta tarefa um exercício meditativo e gostoso. Claro que esta é só uma sugestão e você pode adaptar como bem quiser. Vamos lá:

1) Escolha um momento em que você não tenha mais nada para fazer. Onde seu foco possa realmente estar todo concentrado nesta arrumação.

2) Escolha um playlist ou CD de músicas que você goste muito. Escolha músicas animadas, positivas, com ritmo gostoso.

3) Prepare num borrifador uma mistura de alfazema (destas baratinhas que se compra na farmácia), álcool e amoniáco. Coloque  a garrafa toda de alfazema, 1/3 da mesma garrafa de álcool e apenas algumas gosta de amoniáco.

4) Deixe a mão algumas sacolas reforçadas para que você possa colocar as roupas e objetos que sairão do seu armário.

5) Selecione alguns panos de limpeza e um uma garrafa de álcool.

6) Agora que está tudo pronto para começar, coloque-se de pé em frente ao armário e agradeça por tudo que você tem e pela prosperidade presente em sua vida.

7) Ligue o som e mãos à obra. Não retire tudo do armário de uma vez, pois isso vai gerar uma bagunça enorme e pode te desanimar no meio do caminho. Vá porta a porta, prateleira por prateleira.

8) Tente categorizar suas roupas e objetos. Utilize o critério que fizer sentido para você: camisetas com camisetas, cores claras com cores claras, tudo vale.

9) Toda roupa ou objeto deve ser examinado cuidadosamente antes de ser limpo e/ou dobrado. Tudo feito com amor. Reflita se você realmente vai usar aquela peça novamente. Uma sugestão é tentar lembrar a última vez que a usou. Se faz mais de 6 meses, a probalidade é de que ela vai continuar lá, enchendo o armário. 

10) Tudo que for sendo descartado do seu armário deve ser dobrado cuidadosamente e colocado na sacolas. Lembre-se que o não serve mais para você, pode ser muito útil para outra pessoa. Não se trata de um lixo que não será mais usado.

11) Antes de colocar  tudo de volta no devido lugar, limpe a prateleira ou gaveta com pano e álcool e  borrife um pouco da misture de alfazema. A intenção não é deixar o móvel molhado, pois pode emborolhar. Portanto use a mistura com moderação.

12) Se cansar no meio do caminho não tem problema. Não se sinta obrigado a terminar tudo de uma vez. O importante é terminar mesmo que seja depois de uma ou duas semanas.

13) Quando terminar (totalmente ou uma parte) agradeça a você mesmo pela disposição e desfrute a boa energia da sua casa com uma boa taça de vinho! Celebre o seu trabalho!

Percebeu que estamos falando de muito mais do que uma arrumação de armário? De uma única vez você purificou a energia da sua casa, se desapegou daquilo que não precisa mais e ainda vez uma baita meditação, pois quando estamos conscientes em algum trabalho doméstico, nossa mente nos abandona e conseguimos assim relaxar. Até o cansaço físico acaba incomodando menos.

Agora é só levar as roupas que foram retiradas para doação: seja numa instituição próximo a sua casa, seja numa destas caixas da campanha do agasalho que costumam ficar expostas em farmácias e supermercados. Ou ainda existe a opção de chamar algumas ONGs que retiram doações em casa.

Para terminar aqui vão algumas palavras da Monja Coen sobre desapego:

“Sem apegos somos livres. Não grudamos feito cola. Não nos viciamos em nada.
Sem apegos somos o ar, somos vento, somos nuvem.
Somos sombra passageira de uma luz que é em nós.
Sem apegos abrimos os braços, abrimos todos os dedos, abrimos todos os nós e nos soltamos ao luar”.

Um final de semana de muito desapego para todos nós!