O convite para o fim de semana é fazer uma lista de músicas que fazem bem para sua alma. É o que chamo de “playlist do coração”. Comecei a  fazer o meu na faculdade, muito antes da invenção dos ipods da vida. Estava num barzinho com uma amiga e começou a tocar a música Vitoriosa, do Ivan Lins e ela comentou que aquela música se parecia comigo. Achei legal. Então comecei a buscar outras canções que me identificam. Durante anos foram apenas 3 músicas gravadas numa fita cassete: Dona, do Sá & Guarabyra, Cegos do Castelo, do Titãs e, claro, Vitoriosa – que iniciou tudo. Então sempre que eu me sentia sem forças, desanimada, chateada, triste colocava a fita para tocar. Funcionava! Elas realmente tocavam o meu coração e eu me restabelecia. Continua sendo assim só que agora já são mais de 20 músicas que coloquei num playlist personalizado do meu computador. Bem mais fácil, né? Continuo acrescentando novas canções, mas tenho alguns critérios de seleção:

1)Tem que tocar forte em mim (é como se uma pequena pressão acontecesse no meu peito já nos primeiros acordes). 

2)Não são minhas músicas favoritas ou as que gosto muito. São bem mais do que isso.

3)São músicas que marcaram um momento, uma fase da minha vida, que alguém me ofereceu. Tem emoção. 

4)Me dão força. Me lavam à minha essência.  

5)Não tem nada a ver com músicas de meditação ou relaxamento. Ao contrário: são músicas que pulsam e me movimentam.  

6)Não importa o gênero, se é lenta ou animada. Engraçada ou triste. Se os outros critérios acima baterem, ela está dentro!

Que tal experimentar? Como sempre, a regra é fazer do jeito que seu coração mandar. Você vai saber quando uma música for uma das suas escolhidas. Isso eu garanto.
Fiquei na dúvida se colocava o meu playlist aqui ou não. Decidi colocar simplesmente a título de curiosidade, mas divertido mesmo é o percurso de procurar pelas suas próprias canções.
Um fim de semana cheio de melodias das alma para todos nós.