Soube pelo jornal O Estado de São Paulo (Estadão) que hoje é dia do canto. Já disse aqui que não gosto desta coisa do “dia disso e daquilo” e vou repetir que preferia quando “todo dia era dia de índio”. Mas gostei da ideia de celebrar o canto. Que tal? Vamos cantar? E tudo bem se você não é o melhor cantor do mundo. Eu, por exemplo, sou péssima cantora, mas adoro soltar a voz. Normalmente faço isso sozinha porque ninguém merece ficar ouvindo a uma desafinada feito eu. 

Gosto de ir no carro, com os vidros fechados, cantando feito louca. Também amo cantar cantigas de rodas – tenho um playlist cheio delas. Coisas como:
Eu fui no tororó beber água e não achei
Achei bela morena que no tororó deixei
Aproveita minha gente que esta noite não é nada
Se não dormir agora dormirá de madrugada
(p.s.:Acho que esta versão foi adaptada por mim, mas isso é o mais legal. Modificar a letra desde criança e continuar cantando do jeito que lembra!)

Outra que amo:
Nesta rua nesta rua
Tem um bosque
Que se chama que se chama solidão
Dentro dele, dentro dele
Mora um anjo
Que roubou que roubou meu coração
E tantas outras, né? Pai Francisco, O Cravo brigou com a rosa, O Sapo não lava o Pé… Que delícia.

Mas a dica mesmo vem de um livro chamado Verdades e Mitos Sobre o Canto, de Grethe Rottboll e Jeanette Milde. Apesar do nome sério é um livro infantil que dá dicas para os pequenos cantores, através de lindas historinhas. Entre um conto e outro, tem alguns exercícios para brincar com a voz. Selecionei alguns:
1)CANTE EM AMBIENTES DIFERENTES
Observe atentamente como é o ambiente, se há móveis, se o pé direito é alto, etc. O que acontece se você fechar a cortina ou se o ambiente for bem pequeno? Qual lugar tem a melhor acústica para o seu timbre de voz?
2) PARA CANTAR É PRECISO RESPIRAR
Você já deve ter ouvido falar que a respiração é fundamental para quem canta, assim como o diafragma. E a maioria das pessoas “desaprendeu” a respirar. De repente você tem uma linda voz e só não sabe usar a sua respiração. Um exercício para respirar: deite-se no chão, com os braços esticados ao lado do corpo. Respire livremente. Observe como é a sua respiração e depois comece a respirar pensando na sua caixa toráxica, como ela abre e fecha. Coloque então um livro na barriga e esqueça o tórax. Respire com a barriga. Deixe a respiração levantar e abaixar o livro. Observe o quanto o livro se movimenta e tente deixar o movimento mais profundo. Este exercício não muda apenas a sua fluidez ao cantar. Muda o seu ritmo de vida.

3) OUVIR A SI MESMO
Coloque as palmas das mãos nas têmporas, na frente das orelhas, cante e fale. Você ouvirá sua voz de uma forma que os outros não ouvem. Tire as mãos e veja a diferença.
4) TREINE SEU OUVIDO
Há sons por todos os lados. Exercite-se, imitando os sons que você ouve ao seu redor (telefone, campainha, buzina, geladeira, ventilador). Tente identificar notas mais agudas e mais graves nas imitações.
Para terminar, vou dar a dica da matéria do Estadão: ir ao Karaokê. É muito gostoso e lá todos são amadores, portanto, ninguém vai se importar se você for um desafinado.

Um fim de semana de muita cantoria para nós.