Quando escolhemos qual nome dar ao Movimento Humano ligado ao Novo Poder, a primeira palavra que veio foi Poder Igualitário. Tem se falado muito em igualdade numa tentativa de diminuir as diferenças mas aprendi há muitos anos, que a igualdade pode encobrir a não aceitação das diferenças.

Eu não deveria pensar que todos são iguais – no sentido de similitude – para respeitar. Eu devo respeitar todos, inclusive os diferentes. Posso não querer conviver e muito menos concordar; inclusive posso expressar meu descontentamento ou minha discordância mas cada um tem o direito de ser, agir e pensar como quiser dentro da lei aprovada pela maioria – pelo menos numa democracia.  

Por outro lado, tampouco acredito na igualdade no sentido estrito da palavra, porque cada ser humano é diferente, tem sua própria história, suas alegrias e suas dores. Evidente que isso não justifica atitudes negativas, raivosas, que fazem mal, por isso considero que a liberdade de ser como se quiser tem que estar subordinada a lei que, queiramos ou não, rege o país que escolhemos viver.

Prefiro o termo isonomia a igualdade porque seu sentido é de “igualdade de todos perante a lei”. Acredito que isso seja o que a maioria quer dizer quando diz igualdade.  Parece um jogo de palavras mas entendermos o sentido da isonomia, ajuda a compreender o Novo Poder que começa a se configurar nas pequenas atitudes e escolhas das pessoas comuns.

Quando penso que o novo poder é um Poder Isonômico, significa que a mudança profunda está exatamente no respeito e valorização às diferenças de forma igualitária. É uma mudança de raciocínio que sei, irá levar bons anos para se consolidar. Ainda queremos que todos pensem como a gente, que nossa verdade seja A verdade. Que nossa raça, escolhas, nacionalidade, gênero, etc. sejam os melhores. Enfim, ainda queremos vencer mesmo que seja nos campo das idéias como se tudo fosse uma guerra. A nossa vitória, ainda está atrelada a um vencido. Isso aplaca a insegurança da escolha e afirma que nós estamos certos. Perante o status quo.

O Poder Isonômico, precisa cada vez menos, ou nada na sua perfeição, da confirmação do outro. Nele a comparação é menor. Todos estão certos, sob seus pontos de vista. A troca de ideia é uma troca, que alimenta e modifica ambos os lados sem haver ganhador e perdedor. No Poder Isonômico, todos ganham com a troca.

Eu sei que parece utópico, mas pequenos sinais desse movimento já estão fluindo no nosso dia-a-dia e é sobre isto que iremos falar esta semana. 

Boa semana todos!